domingo, 30 de maio de 2010

Google até na Lua e em Marte.

Sempre que viajo, o Google Map ou o Google Earth quebram o maior galho, essas ferramentas a cada dia estão se tornando cada vez mais poderosas. Se eu tivesse como passar as férias na Lua ou em Marte, poderia contar com o Google.
Desde 2009, o usuário de computador utilizando um Web browser (Mozilla, Internet Explorer ou Google Chrome) pode navegar nas superfícies da e Lua e Marte através dos seguintes endereços http://www.google.com/moon/ e http://www.google.com/mars/.




O passeio pela Lua inclui uma visão rica em detalhes das crateras, e de pontos do nosso satélite natural que foram visitados pelo homem. Além de informações e imagens das expedições Apollo. Já em Marte, é possível navegar e ver canyon, dunas, montanhas, crateras e planícies além do local de pouso das missões russas e americanas.
Quem tem o Google Earth ou deseja instalá-lo via download, pode ver imagens em 3D. Para isto basta ir ao menu Visualizar e escolher a opção Explorar, nela o usuário pode escolher o local que deseja navegar na Terra, Céu,Lua e Marte.




Este post vai especialmente para meus alunos que estão pesquisando sobre a Lua e Marte.

Um abraço e até a próxima.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Curso sobre o Sistema Solar no ON.

Desde de 2009, o ON (Observatório Nacional) oferece um curso sobre o sistema solar, no site abaixo vocês vão encontrar várias informações de muita qualidade.
O material pode ser acessado online ou baixado no formato PDF.


Site do Curso:
http://www.on.br/site_edu_dist_2009/site/index_ss.html

terça-feira, 18 de maio de 2010

Aprendendo sobre energia na aula de campo!

No dia 14/05/2010, o professor Jonathas do curso de Florestas do IFRO – Campus Ji-Paraná, levou os alunos para uma aula de campo, infelizmente eu estava em sala de aula e não pude participar. Então resolvi contribuir com a aula aqui no Blog “Física Descomplica”, respondendo a seguinte pergunta: Já pensou quanta energia o aluno gastou para subir nessa árvore de aproximadamente 15m?



Para subir na árvore, o aluno possui como maior inimigo a força peso P=m.g. Para vencê-la, houve casos em que o professor Jonatas teve que dar uma forcinha. Essa “forcinha” que aqui vamos chamar de F, deveria ser igual ou superior ao peso do aluno.



Por exemplo, para o professor Jonathas erguer o professor Leonardo ele precisaria aplicar uma força F = P = m.g = 100. 9,8 = 980N ou superior. Em virtude disso, não há problemas em considerar que força aplicada por alguém puxando a corda ou pela própria pessoa na subida possa ser igual ao peso de quem está subindo (condição em que a pessoa irá subir com velocidade constante).
Para o cálculo da energia gasta na subida, utilizaremos como exemplo a escalada da aluna Sharon, para o exemplo vamos atribuir a ela uma massa de m = 75kg .



Na subida, a aluna Sharon utilizou no mínimo uma energia na forma de trabalho igual a W = F.d, com d = h, ou seja, a altura da árvore e uma força aplicada F no mínimo igual ao seu próprio peso, resultando em uma energia gasta de aproximadamente W = F.h = m.g.h =75.10.15=11250J=11,25kJ .

Pena que essa energia é menor que a energia contida em um pãozinho de queijo de 100g. Para confirmar isso, basta procurar quantas calorias possui o pãozinho de queijo de 100g que é aproximadamente  273Cal =273kcal  segundo o site fatsecret. Portanto, como  1cal = 4,18J , para saber a energia contida no pãozinho em Joules basta multiplicar 273kcal por 4,18, ou seja, aproximadamente 1016kJ.

Meus agradecimentos aos professores Jonathas, Leonardo e a aluna Sharon pelas fotos cedidas.

sábado, 15 de maio de 2010

Física em Mangá no Brasil

Como vocês sabem, eu adoro quadrinhos. Por isso, sempre tive vontade de ver um livro de física todo em quadrinhos ou quem sabe um dia escrever um.
Hoje, navegando pela internet fiquei sabendo que livros em quadrinhos na aréa de ciências exatas já existem a algum tempo no Japão e para a minha felicidade a editora Novatec trouxe alguns titulos para o Brasil, dentre eles o livro de física:




O livro conta a história de Megumi uma superatleta, que é um fracasso quando se trata da aula de Física. Ela não consegue se concentrar nas partidas de tênis, pois está preocupada com as questões que errou na prova! Felizmente, ela faz amizade com Ryota, um físico paciente e jovem que usa exemplos da vida real para ajudar a entender a mecânica clássica – e melhorar o jogo de tênis nesse processo!
O material aborda de uma forma bem prática as Leis de Newton, O teorema do Impulso, a Lei da Gravitação Universal, a Lei da Conservação de Energia. Além de dar uma boa noção de vetores. Eu recomendo a vocês que façam o download de um "capitulo exemplo" do livros, vocês vão gostar.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails