sábado, 12 de junho de 2010

A Força Resultante em Abreu (Especial Copa 2010)

Fim de semestre, aquela correria e ainda para completar estamos em clima de Copa do mundo, só deu para ver alguns lances na sala dos professores. O jeito foi apelar para a internet após o jogo, para ver as imagens dos melhores momentos de França x Uruguai do Grupo A (Melhores momentos sem gol, afinal deu 0 x 0 ). Foi nesse instante que encontrei uma boa oportunidade de mostrar aos meus alunos um bom exemplo de força resultante.


No lance, para El Loco Abreu do Uruguai defender a bola a essa altura, ele teve que vencer a força peso que o puxava para baixo. Que força Abreu utilizou equilibrar seu peso?
Notem que Abreu esta aplicando uma força no ombro dos jogadores Martin e Lugano. De acordo com a terceira Lei de Newton (Ação e Reação), se Abreu aplicou uma força no ombro dos dois jogadores, os jogadores também aplicaram uma força em Abreu. Na imagem temos as forças F1’e F2’ aplicadas por Abreu nos jogadores e as forças de reação F1 e F2 aplicadas pelos jogadores em Abreu.


Vamos analisar melhor as forças que atuam em Abreu através do diagrama.


No diagrama F1 e F2, são as forças de sustentação devido aos dois jogadores e P é o peso de Abreu. Com base no diagrama podemos concluir que para Abreu vencer a força peso, e ficar pendurado para fazer a defesa. A soma vetorial das forças F1 e F2 resultou em uma força perpendicular ao eixo x e o mesmo valor da força peso. Essa força recebe o nome de força resultante, em outras palavras a força resultante FR, devido a F1 e F2 equilibrou o peso de Abreu.


Até a próxima, vamos torcer juntos pelo Brasil e aproveitar essa copa para descomplicar um pouco mais a Física.

Um comentário:

Unknown disse...

Legal.
É por aí que os alunos sentem interesse pela Físça.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails